A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, (CONFHIC), foi fundada em Lisboa, Portugal em 3 de Maio de 1871 pela Madre Maria Clara do Menino Jesus e pelo Padre Raimundo dos Anjos Beirão com a finalidade de dar glória a Deus, na prática da Hospitalidade, como expressão das Bem-aventuranças, no exercício das Obras de Misericórdia.
A Irmã Franciscana Hospitaleira da Imaculada Conceição é uma pessoa que foi escolhida e consagrada por Deus para seguir a Jesus Cristo, em fraternidade e num processo de conversão contínua. Como Irmã menor e a exemplo de Maria, serva e pobre, hospedeira do Verbo, compromete-se a testemunhar a Hospitalidade, carisma específico da sua vocação, na alegria e na simplicidade, fazendo o bem onde houver o bem a fazer, especialmente aos mais necessitados.
Actualmente esta Congregação tem missões espalhadas por quatro continentes que estão organizadas em Províncias e Delegações.
A origem da Província de São Francisco de Assis, remonta a 1922, ano da fundação da primeira missão franciscana hospitaleira, em Moçambique. Hoje, a Província conta com 15 Fraternidades, incluindo uma na África do Sul.
Padre Raimundo dos Anjos Beirão
Padre Raimundo dos Anjos Beirão, fundador da CONFHIC, foi um testemunho vivo da hospitalidade que fundamentou a Congregação desde o seu princípio. Aos 16 anos, ingressou na Terceira Ordem Regular de São Francisco de Assis, onde recebeu o nome de Frei Raimundo dos Anjos. Pessoa simples e de notáveis virtudes, Pe. Beirão foi cantor e músico, inclusive compôs alguns opúsculos com novenas e outros temas religiosos. Foi ordenado Sacerdote, em 1833. Com extrema simplicidade e pobreza, na abnegada dedicação aos mais carentes, Pai Beirão, como é chamado com ternura, é o guardião da família religiosa que se espalhou por diversos países. Segundo o relato da primeira Cronista da Congregação, em 1896, “com o incansável zelo do nosso fundador e pela boa direção que ele dava às almas, quase por todo o país, pois não havia terra grande ou pequena onde não fosse conhecido e (não fossem) reconhecidas as suas grandes virtudes, grande número de pessoas piedosas corria a alistar-se nesta apenas começada, mas muito conhecida, Congregação”.
Madre Maria Clara do Menino Jesus
Nascida em 15 de Junho de 1843, em Amadora, Lisboa, Libânia do Carmo Galvão Mexia de Moura Telles de Albuquerque ficou orfã após as epidemias de 1856/57 e foi educada no Asilo Real da Ajuda, voltado às famílias nobres. Na juventude, recebeu o chamado do Senhor e cumpriu sua caminhada de entrega filial à Deus, consagrando-se na Ordem Terceira de São Francisco, com a orientação espiritual do Padre Raimundo dos Anjos Beirão. Tornou-se Capuchinha, em 1869, quando recebeu o nome de Irmã Maria Clara do Menino Jesus. Fundou a primeira comunidade, em São Patrício, em 1871, e após cinco anos, em 1876, a Congregação era aprovada pela Santa Sé. No período em que foi Superiora Geral, foi responsável pela abertura de mais de 100 obras em quatro continentes e recebeu mais de mil Irmãs.
O arauto do grande Rei,
o irmão universal,
o cidadão do mundo,
o homem livre,
o pobrezinho,
o esbanjador da paz e do bem,
o cantor de Deus
e de toda a criatura,
apaixonado por Jesus Cristo
e pela Senhora pobrezinha
é dado como modelo
de seguimento em fraternidade
e como paradigma
da universal missão.
02 de Fevereiro – Festa da Apresentação de Jesus (Dia do Consagrado).
08 de Março – Aniversário natalício do Padre Beirão.
19 de Março – Solenidade de S. José, Esposo da Virgem Maria (Dia dos Noviciados).
25 de Março – Anunciação do Senhor (Dia da Formação Franciscana Hospitaleira).
27 de Março – Aniversário da Aprovação Pontifícia da Congregação.
03 de Maio – Aniversário da Fundação da Congregação.
15 de Junho – Aniversário natalício da Mãe Clara.
13 de Julho – Aniversário da morte do Padre Beirão.
02 de Agosto – Festa de Nossa Senhora dos Anjos da Porciúncula.
11 de Agosto – Festa de Santa Clara de Assis.
08 de Setembro – Festa da Natividade da Virgem Santa Maria.
04 de Outubro – Solenidade de S. Francisco de Assis (Erecção da Província de S. Francisco de Assis).
17 de Novembro – Festa de Santa Isabel da Hungria (Dia da Vocação Franciscana Hospitaleira).
01 de Dezembro – Aniversário da morte da Mãe Clara.
08 de Dezembro – Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria (Dia da Padroeira da Congregação).
“Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.”
Copyright © 2025 PSFASSIS | Desenvolvido por MundoMoz